zx  
http://alemguadiana.blogs.sapo.pt
 
line decor
 
line decor
 
 
 
 

 
 
APRESENTAÇÃO

 

Além Guadiana. Ponto de encontro.

Em Portugal, “Além Guadiana” encontra-se Olivença, “A Vila”, com as suas igrejas abraçadas por muralhas, a sua planície salpicada de olivais, quintas e aldeias.
Em Olivença, “Além Guadiana” estende-se Portugal, o país que cresceu a olhar para o mar, o horizonte dos entardeceres oliventinos.
Há muito que Olivença perdeu o seu cordão umbilical com Portugal, mas o tempo ainda não apagou a pegada de séculos nos monumentos, na história, nos costumes, nas palavras, nas cantigas.
Portugal… Luís de Camões, Zeca AXfonso, Sintra, Dom Dinis, Fernando Pessoa, Alentejo, Porto, Vasco da Gama, Fátima, Mosteiro de Batalha, Fado, Brasil, Sericaia, Lisboa, Oceano Atlântico, Saudade…
Olivença… Luís Marçal, Frei Henrique de Coimbra, Senhor dos Passos, Misericórdia, Aires Tinoco, Igreja da Madalena, Vicente Lusitano, Caetano da Silva Souto-Maior, Quinta de São João, Bolo Podre, Corridinho, as Maias, Maria da Cruz, Manuelino, Oliveiras, Saudade…
“Além Guadiana” deseja ser um olhar mútuo entre ambos lados do rio, com a cultura como nexo comum. Há muitas histórias por escutar, muito da nossa história partilhada por conhecer. Há um desejo de re-encontrar Portugal a olhar para o outro lado do Guadiana, descobrindo a sua herança do outro lado do mar… mas sobretudo reconhecendo-o na nossa própria terra, em Olivença, através das suas diferentes formas de expressão, muitas vezes quotidianas e amiúde desapercebidas, nas coisas pequenas e grandes que fazem parte do seu legado português. Há una sensação de compromisso para evitar que a memória se perca na noite dos tempos.


Faça-se sócio

Faça-se sócio do Além Guadiana enviando ao nosso correio eletrónico os seus dados pessoais e o seu endereço, e pôr-nos-emos em contacto consigo.

mail: alemguadiana@hotmail.com

 
 

 

 

 


 

 

 

 

xs

 
     

 

 

Desenho y fotografia: José Antonio González Carrillo

Textos: Joaquín Fuentes Becerra - Manuel Jesús Sánchez Fernández