http://alemguadiana.blogs.sapo.pt  
line decor
 
line decor
 
 
 
 

 
 

ATIVIDADES

Notícias por ordem cronológica

Setembro de 2007- fevereiro de 2008: Gestação do Além Guadiana: contactos dos sócios fundadores e definição dos fins principais e das actividades da associação.

10 de setembro de 2007: A pedido do Conselho da Europa (Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias), envio de um relatório sobre a situação do português em Olivença.

14 de março de 2008: Assinatura da Ata Fundacional do Além Guadiana. Sócios fundadores: Raquel Sandes Antúnez, Felipe Fuentes Becerra, Fernando Píriz Almeida, Manuel Jesús Sánchez Fernández, Eduardo Naharro Macías-Machado, María Rosa Álvarez Rebollo, José Antonio González Carrillo e Joaquín Fuentes Becerra.

29 de março 2008: Criação do blogue do Além Guadiana, com notícias, comentários, opiniões e ligações relacionados com a associação: http://alemguadiana.blogs.sapo.pt

11 de abril de 2008: Reunião de Assembleia Extraordinária e eleição dos membros da Junta Diretiva: Raquel Sandes Antúnez, Felipe Fuentes Becerra, Fernando Píriz Almeida, Manuel Jesús Sánchez Fernández, Eduardo Naharro Macías-Machado, María Rosa Álvarez Rebollo, José Antonio González Carrillo, Joaquín Fuentes Becerra, Antonio Cayado Rodríguez e Olga Gómez Núñez.

14 de abril 2008: Apresentação da associação perante representantes políticos e institucionais de Olivença.

16 de abril 2008: Envio de cartas a instituições espanholas e portuguesas para dar a conhecer a associação.

24 e 25 de abril de 2008: Notícias da criação de Além Guadiana através de médios de imprensa, Internet, rádio e televisão de Espanha (Canal Extremadura TV, Onda Cero, RNE, Punto Radio, diário Hoy, etc.), e Portugal (Radio Sintra, diário Público, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Linhas de Elvas, Diário do Sul, etc.).

1 de maio: Dia de convívio dos associados. Visitas a Juromenha e a Elvas. Almoço (alentejanamente: jantar) conjunto.

30 de maio e 1 de junho: Jornada de convívio com portugueses de Cascais: rota de bicicleta de montanha pela serra de Alor (da Lor), São Jorge, São Domingos, Vila Real e a ponte da Ajuda. Jantar (alentejanamente: ceia) conjunto em Olivença.

12 de junho de 2008: o Além Guadiana aderiu ao Protocolo RIAL (Rede internacional de Associações da Língua Portuguesa), formada por associações que, em todo o mundo, apoiam o ensino de português.

15 de julho de 2008: a pedido da Universidade da Estremadura (da Faculdade de Filosofia e Letras, do Departamento de Línguas Modernas e Literatura Comparada, e da Área de Filologia Galega e Portuguesa), assinamos o manifesto de apoio ao ensino do português na Estremadura espanhola.

25 de setembro de 2008: Criação da Página Web Oficial do Além Guadiana.

11 de dezembro de 2008: O Conselho da Europa publica um relatório no qual recomenda às autoridades que se adotem medidas de proteção e de promoção de diversas línguas ou dialetos minoritários, entre eles o português em Olivença. Também insta as autoridades a aclarar a situação no próximo ciclo de supervisão, em particular em cooperação com a associação Além Guadiana.

13 e 14 de dezembro de 2008: Além Guadiana e a associação Do Imaginário de Évora organizam conjuntamente, em Olivença, com a colaboração do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal de Olivença, “Lusosonias”, um programa cultural com as atuações de Vozes do Imaginário, Sons do Vagar e Gigabombos do Imaginário.

12 de janeiro de 2009: Com a colaboração de Além Guadiana, professores e alunos da Universidade Sénior de Benfica (UNISBEN), bem como membros do Atheneu d’Artes e Ideias de Lisboa, realizam aulas práticas de arte nos monumentos de Olivença.

26 de fevereiro de 2009: O programa La Isla de Viernes, do Canal Extremadura Televisión, produz uma reportagem sobre o Além Guadiana e a cultura portuguesa em Olivença.

28 de fevereiro de 2009: O Além Guadiana organiza uma Jornada sobre o Português Oliventino, inaugurada pelo presidente da Junta da Estremadura, Guillermo Fernández Vara, com a presença de diversos linguistas, de universidades de Portugal e de Espanha, do Instituto Camões y do Conselho da Europa, entre outros. O evento conta com o apoio do GIT, da Junta da Estremadura, da Deputação de Badajoz e da Câmara Municipal de Olivença.

28 de fevereiro de 2009: Apresentação de um breve trabalho audiovisual, promovido pelo Além Guadiana, sobre a língua portuguesa em Olivença.

31 de março de 2009: O Além Guadiana solicita à Direção-Geral do Património Cultural da Junta da Estremadura a declaração do português oliventino como Bem de Interesse Cultural.

20 de maio de 2009: Apresentação oficial do projeto de recuperação das Calles / Ruas de Olivença à Ex.ma Câmara Municipal e aos diferentes grupos políticos de Olivença.

Junho de 2009: Por cortesia do Além Guadiana, tradução para o português do material promocional editado pela Câmara Municipal de Olivença sobre a festa dos Bonecos de São João / Muñecas de San Juan.

Julho de 2009: O Além Guadiana traduz gratuitamente para o português os conteúdos da página web bilingue da associação de ciclismo de montanha de Olivença “Os Pelinhas”.

Verão de 2009: Colaboração do Além Guadiana no documentário “Entre línguas”, realizado por João Aveledo, Eduardo Maragoto e Vanessa Vila-Verde, que recolhe os dialetos galaico-portugueses ao longo da Raia. 17 de outubro de 2009. A RDP Antena 1 emite uma reportagem sobre o português oliventino, realizado com a colaboração do Além Guadiana.

Novembro de 2009: Colaboração com a confraria do Senhor dos Passos de Olivença através da compilação audiovisual de várias versões do “Canto da Verónica” ou “Padeirinha” em localidades do Alentejo, para a recuperação pela confraria desta antiga tradição oliventina.

Novembro de 2009: Apresentação da associação na Escola de Nossa Senhora dos Santos, de Táliga. Proposta para que o centro solicite o Programa Língua e Cultura Portuguesas, com o objetivo de possibilitar o ensino do português nesta localidade.

Janeiro de 2010: Apresentação aos representantes políticos e às Câmaras Municipais de Olivença e Táliga de um conjunto de propostas para a valorização da língua e cultura portuguesas. Entrega de um documento que inclui atuações diversas em âmbitos como o fomento do bilinguismo, a aproximação cultural de Portugal e a promoção da herança cultural portuguesa.

Abril e junho de 2010: Colaboração com a escola pública Francisco Ortiz de Olivença. Em coordenação com a professora de língua e cultura portuguesas, um falante de português oliventino mostrou a alunos dos anos quinto e sexto esta variedade dialetal, para que conheçam como falam os mais velhos da localidade, bem como a tradição oral através dos seus ditados, canções, estrofes populares, expressões, etc.

Primavera de 2010: Participação de sócios do Além Guadiana nos capítulos 2 e 3 da série “Dos em Raia”, do Canal Extremadura Televisión, em Táliga, Olivença e as suas aldeias.

2 de junho de 2010: Após o projeto apresentado pela associação, a Câmara Municipal de Olivença inicia a colocação das primeiras placas em português dos antigos nomes das ruas e largos da localidade, com um total de 73 localizações.

Junho de 2010: Confecionam-se brochuras de caráter cultural e turístico, em espanhol e português, dos nomes das ruas de Olivença.

12 de junho: Lusofonias 2010. Primeira edição do espaço cultural dedicado ao mundo lusófono, com zona de exposição institucional, de artesanato e gastronomia, bem como atividades de animação de rua, teatro, literatura, música, cinema, etc.

Julho 2010: Tradução gratuita do programa das festas de 2010 da aldeia de Vila Real. 9,10 e 11 de julho. Colaboração na visita de jornalistas de Portugal a Olivença (“passeio de jornalistas”).

22 de julho: Em colaboração com o bar Limbo, noite de fados na rua de Bravo Murillo (rua dos Saboeiros).

De setembro a janeiro de 2010: O Além Guadiana, com o apoio do GIT (Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças), promove cursos de língua e cultura portuguesas de 40 horas em São Jorge da Lor, São Bento da Contenda e Táliga, com um total de 62 alunos. A atividade complementa-se com visitas a Lisboa, Batalha e Alcobaça.

Dezembro de 2010: A Câmara Municipal de Olivença renova os painéis de informação, agora trilingues, dos monumentos da cidade. Neles é incluída a língua portuguesa, cuja incorporação tinha sido solicitada pelo Além Guadiana.

11 de dezembro de 2010: Além Guadiana, com a colaboração da Câmara Municipal de Olivença e com o apoio da Associação de Comerciantes do Centro (ACESCO) promove a 1ª edição do Mercado de Artesanato e Velharias de Portugal, que, a partir dessa data, será celebrado todos os segundos sábados de cada mês no largo da Madalena de Olivença.